Associados devem ficar atentos ao Cadastro Obrigatório de Áreas Produtoras de Soja no Estado de São Paulo

O cadastro de Áreas Produtoras de soja é obrigatória no Estado de São Paulo

10/7/2025

Todos os associados da Cooperativa Agropecuária de Pedrinhas Paulista que plantarem soja na lavoura da Safra 2025/2026 devem fazer o cadastro de seu cultivo no site da Defesa Agropecuária até 15 dias após o término do calendário de semeadura.

O Cadastro Obrigatório de Áreas Produtoras de Soja no Estado de São Paulo refere-se ao registro formal — no sistema estadual — das Unidades Produtoras (UP) de soja e é exigido pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Ele integra programas estaduais e nacionais de sanidade vegetal, em especial o Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS).

O cadastro ajuda o Estado a monitorar a conformidade com o calendário de semeadura, o cumprimento do vazio sanitário (período em que a soja não pode estar presente no campo), e também cultivos autorizados em caráter excepcional.

O registro deve ser feito via sistema GEDAVE (Gestão de Defesa Animal e Vegetal) do Estado de São Paulo. O produtor, arrendatário ou ocupante da unidade produtora tem até 15 dias após o término do calendário de semeadura para declarar os dados da semeadura da soja.

Para fazer o cadastro, o interessado deve inserir informações pessoais (CPF ou CNPJ), dados da propriedade, e detalhes da atividade produtiva (data de plantio, extensão, localização, etc).

O cadastro é obrigatório para todos que produzem soja no Estado de São Paulo. Cumprir esse registro possibilita ao Estado monitorar e fiscalizar o cumprimento do vazio sanitário, bem como identificar eventuais cultivos fora do período permitido ou irracionais. Além disso, o cadastro ajuda no controle de doenças — especialmente a ferrugem asiática da soja — ao permitir que as autoridades saibam onde e quando as lavouras foram implantadas, para estabelecer medidas preventivas e de controle.