Médico veterinário da CAP alerta para cuidados com os animais durante o período de estiagem
Médico veterinário da Cooperativa Agropecuária de Pedrinhas Pta, Edson Gabriel de Souza Nogueira
10/7/2025


Foto: Médico veterinário da Cooperativa Agropecuária de Pedrinhas Pta, Edson Gabriel de Souza Nogueira
O médico veterinário da Cooperativa Agropecuária de Pedrinhas Paulista, Edson Gabriel de Souza Nogueira, destacou a importância da atenção redobrada dos produtores rurais em relação aos animais no atual período de clima mais seco. Segundo ele, a combinação de altas temperaturas e bruscas variações climáticas representa um desafio para a pecuária, exigindo cuidados especiais tanto na alimentação quanto no manejo.
De acordo com ele, as trocas de temperatura reduzem a imunidade dos animais, deixando-os mais vulneráveis a doenças. Além disso, o clima seco compromete a qualidade das forragens, que passam a apresentar baixa digestibilidade devido ao alto teor de fibras. Essa condição pode provocar perda de peso nos rebanhos e, consequentemente, prejuízos econômicos aos produtores.
Nesse cenário, a suplementação mineral e nutricional se torna indispensável. O veterinário ressaltou que a CAP oferece alternativas para auxiliar os cooperados, entre elas produtos inovadores da NutriCap, como o Proteinado 40 e o Proteico Energético 25, que reúnem proteína, energia e minerais em sua formulação. “Esses produtos, aliados a tecnologias de parceiros como a Agroceres Multimix, contribuem para melhorar a digestibilidade das fibras e garantir melhor aproveitamento dos nutrientes”, explicou.
Segundo ele, a utilização adequada desses suplementos proporciona maior produtividade, melhor condição corporal dos animais e, consequentemente, aumento na lucratividade. “O objetivo é oferecer ferramentas que minimizem os impactos do clima e garantam resultados mais consistentes mesmo em períodos adversos”, completou.
Outra novidade apresentada pela Loja Veterinária da CAP é a linha de minerais da Matsuda, que inclui produtos com diferentes níveis de fósforo (44 e 88, por exemplo) e de livre acesso aos animais. Edson destacou que a cooperativa optou por trabalhar com essa marca por oferecer qualidade associada a preços mais acessíveis, ampliando as opções para os produtores.
Além da suplementação, o veterinário reforçou a necessidade de atenção ao bem-estar animal, principalmente no que se refere ao manejo em períodos de forte insolação e baixa umidade do ar. “Assim como as pessoas sofrem com o clima seco, os animais também ficam mais expostos a problemas de saúde. É fundamental cuidar da hidratação, evitar a exposição excessiva ao sol e garantir condições adequadas de conforto”, alertou.
O médico veterinário ainda destacou que a está à disposição na Loja Veterinária para esclarecer dúvidas e orientar os cooperados quanto ao uso correto dos produtos e às melhores práticas de manejo nesta época do ano.
Cooperativa
Sua parceira no agronegócio desde 1954.
sac@coopedrinhas.coop.br
© 2025 Coopedrinhas - Todos os direitos reservados.


Segunda a Sexta-feira
(18) 99746-7455
Entre em contato pelo telefone




Entre em contato através do e-mail


Atendimento 7:30 às 17:30
INFORMAÇÕES
CAP
(18) 3375-9000
ÚLTIMOS POST