Soja colhida, milho a todo vapor: Segunda Safra começa com boas expectativas para o futuro
Palavra do Presidente
4/14/2025
O andamento da colheita de soja e o plantio do milho Segunda Safra seguem dentro das expectativas na área de atuação da Cooperativa Agropecuária de Pedrinhas Paulista. Praticamente encerramos o recebimento da Safra 2024/2025 atingindo a marca de 1.360.000 sacas, número muito próximo ao que havíamos projetado. Já o milho Safrinha está apenas no meio do processo. Cerca de 90% da área já havia sido plantada até o final de março.
O recebimento na Cooperativa ocorreu de forma tranquila e ágil, tanto para a soja quanto para o milho, especialmente com os novos equipamentos que adquirimos. Esses investimentos permitiram que a recepção dos grãos ocorresse de maneira ainda mais eficiente, reduzindo filas e otimizando o trabalho dos nossos colaboradores e as operações de nossos associados.
Na agricultura, a modernização e o planejamento são essenciais. Realizamos reuniões semanais para acompanhar as operações e garantir que tudo funcione sem atrasos. O maquinário em perfeito funcionamento é crucial, pois qualquer falha pode causar transtornos na logística de recebimento. Temos uma estrutura suficiente para atender à demanda da safra atual e para incorporar novas tecnologias no futuro, sempre acompanhando as tendências do setor agrícola.
Com os novos equipamentos que, em breve, começarão a operar, mesmo que houver uma safra recorde de milho, poderemos receber os grãos com rapidez e sem preocupação com espaços nos silos.
Nosso compromisso com a modernização também se reflete na estrutura da cooperativa em suas filiais. Recentemente, concluímos grandes melhorias na unidade de Florínea, tornando-a mais eficiente para receber uma grande quantidade de produtos. Esse processo de estruturação, que já consolidamos na matriz, em breve será implementado na filial de São José das Laranjeiras (em Maracaí), garantindo que todas as nossas unidades estejam preparadas para receber as safras com qualidade e agilidade.
O milho Segunda Safra deste ano teve um forte engajamento dos produtores, e, mesmo com um período de seca, todos devem plantar o milho. Houve preocupação momentânea, mas a opção pelo sorgo como alternativa não se concretizou. O milho continua sendo uma cultura financeiramente viável, especialmente diante da valorização do grão.
Entre soja e milho, o principal investimento da região continua sendo a soja. No entanto, o milho tem compensado os custos e se mostrado uma excelente alternativa, apesar de sua maior vulnerabilidade a intempéries climáticas, como geadas. Quando a safra é bem-sucedida, o milho apresenta ótima rentabilidade, o que reforça sua importância na produção agrícola da nossa área de atuação.
Outro fator que fortalece o mercado do milho é sua crescente demanda, principalmente no setor pecuário. Atualmente, a carne brasileira tem grande aceitação no mercado internacional, o que impulsiona o investimento em confinamentos. Há algumas décadas, era raro ver um boi sendo alimentado no cocho. Hoje, essa é uma prática consolidada, e o milho é um dos principais componentes da ração utilizada. O mesmo acontece na avicultura, setor que tem expandido suas exportações e consolidado o frango brasileiro como referência mundial.
Diante desse cenário, acreditamos que o preço do milho não sofrerá quedas bruscas. Oscilações sempre ocorrem, mas os valores praticados atualmente dificilmente retornarão aos patamares de décadas atrás. A demanda continua forte, tanto no mercado interno quanto nas exportações, garantindo a sustentabilidade econômica da cultura.
Com um trabalho bem planejado, investimentos em tecnologia e estruturação contínua, seguimos fortalecendo a Cooperativa Agropecuária de Pedrinhas Paulista e proporcionando aos nossos cooperados condições cada vez melhores para o desenvolvimento de suas atividades agrícolas.
Franco Di Nallo
Presidente
Cooperativa
Sua parceira no agronegócio desde 1954.
sac@coopedrinhas.coop.br
© 2024 Coopedrinhas - Todos os direitos reservados.


Segunda a Sexta-feira
(18) 99746-7455
Entre em contato pelo telefone




Entre em contato através do e-mail


Atendimento 7:30 às 17:30
INFORMAÇÕES
CAP
(18) 3375-9000
ÚLTIMOS POST